quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Saudade
Velho que não tem saudades, não viveu.
Saudades muitas, guardadas no fundo do coração.
Saudade de quem foi bem ali e não demora, saudade de quem está longe, saudade das pessoas que se perdem de nossa vida.
Tem a saudade amarga, irreversível, de tantos que se foram para uma viagem sem volta. Essa canastra é imensa e começa ainda cedo, com a partida dos mais velhos.
Saudade - querência, diz o gaúcho - das terras por onde andei, de uma terra imaginária onde nunca morei, mas existe num mundo que não sei explicar. Saudade da terra de bem ali, na beira da lagoa, onde o caiaque corta água e nem sempre posso estar por lá.
Saudade das cavalgadas, das andanças pelas trilhas - sentir a montaria varar a noite, onde o olho humano não define nada. Saudade de pescar nas pedras - Icaraí, como era bom - de remar o barquinho na Ilha do Governador.
Saudade da criançada reunida em volta de meu pai, lá na varanda da Praia Seca - varanda que já não existe.
As crianças cresceram, envelheci, a varanda da nossa casa nem sempre está cheia - saudade de gente reunida, das netas, do neto, dos filhos, da filha. Saudade dos amigos mais chegados, cada um com sua luta, nem sempre com tempo disponível.
Dos amores passados? Aí é jardim, é lembrança boa, é canastra que não se remexe, trancada a poesia. O sofrimento se perdeu pelo caminho e as lembranças são sempre belas.
Saudade até das amizades mais recentes, revividas do velho CPII, que se distanciam nas mudanças da Internet.
Saudade eu tenho, mas não deixo que amargue "que nem jiló". Guardo a saudade em canastras de poesia e, volta e meia, revejo os textos passados para entender que a vida, hoje, se fez da saudade de ontem e que - espero - o amanhã trará belos motivos para sustentar a saudade.
Não é por nada não, mas a saudade faz o peito ficar mais forte. O coração se estraga mas o gosto da vida vivida me faz sorrir para a saudade e deixar um abraço para tanta gente amiga de quem é bom ter saudades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário